Câmara Municipal realiza evento em defesa das mulheres e contra a violência de gênero


A Câmara Municipal de Nepomuceno, por meio da Procuradoria da Mulher, promoveu um importante encontro com o tema “Violência contra a Mulher: É preciso romper o silêncio”. O evento reuniu autoridades, profissionais da saúde, assistência social, educação e especialistas para um diálogo aberto sobre a necessidade de combater todas as formas de violência de gênero.

A vereadora Mariana Dessimoni Dias Azarias, procuradora especial da mulher na Câmara, destacou a relevância da criação da Procuradoria, lembrando que a violência contra a mulher não escolhe classe social, cor ou religião. Em sua fala, reforçou que o papel da sociedade é não apenas se indignar, mas agir, apoiar e acolher:

“Cada história de dor precisa se transformar em luta e cada passo em direção à equidade nos aproxima de uma sociedade mais justa, onde nenhuma mulher viva com medo”.

Já a vereadora Vanessa Aguiar de Souza, procuradora adjunta da Procuradoria da Mulher, emocionou o público ao dizer:

“Quando uma mulher sofre violência, não é apenas ela quem sangra, é toda a sociedade que se fere. Precisamos fortalecer nossa rede de apoio para que as mulheres não apenas sobrevivam, mas vivam com dignidade e liberdade”.

O vereador Thuler Spuri, ao relembrar a iniciativa da implantação da Procuradoria em Nepomuceno, destacou a união de esforços para a efetivação da conquista:

“Esse projeto só se tornou realidade porque acreditamos juntos. Lugar de mulher é onde ela quiser. Essa luta é de todos nós, homens e mulheres, unidos contra a violência”.

Entre os convidados, estiveram presentes a deputada estadual Ione Pinheiro, procuradora-geral da Mulher na Assembleia de Minas Gerais; o prefeito Elias Natal Lima de Menezes; a superintendente de Saúde Luciana Costa; a secretária de Desenvolvimento Social Flávia Cíntia de Oliveira Castro; a secretária de Educação Larissa Espuri; a psicóloga Aline Menezes; a especialista em comportamento feminino Tati Cubo; a advogada Ianni Pinheiro; e a coordenadora do CREAS de Nepomuceno, Graziane Ribeiro.

Também participaram vereadoras de outros municípios, como Larissa Campos Andrade, de Cruzília, fortalecendo a troca de experiências entre diferentes cidades.

O encontro foi marcado por relatos fortes, dados alarmantes sobre a realidade da violência contra a mulher e, sobretudo, pela reafirmação do compromisso de toda a rede de proteção em Nepomuceno.

A Câmara Municipal de Nepomuceno reafirma, com essa ação, o compromisso de atuar como espaço de acolhimento, escuta e articulação de políticas públicas que garantam dignidade, proteção e respeito às mulheres.

Compartilhar